Os Replicantes são uma banda de punk rock brasileira formada em 1983, tem letras irreverentes e críticas sociais, a banda conquistou visibilidade na cena nacional já nos anos 80 e 90, sempre num equilíbrio entre o underground e o mainstream, é uma referência do som punk no Brasil. (Lembrando que a cena gaúcha sempre foi uma realidade distinta do cenário do restante do país.)
Esta postagem é sobre um dos inúmeros dias que vieram tocar aqui em Curitiba.
Esta postagem é sobre um dos inúmeros dias que vieram tocar aqui em Curitiba.
O Syndicate era uma casa de shows de médio a grande porte que funcionava em um grande galpão na Rua Cândido de Abreu, bem em frente ao Shopping Muller.
A nossa galera punk não ia nestes shows pois julgava que estas bandas tinham uma visão mais comercial, lembro que neste dia ficamos apenas bebendo no bar apelidado de Street (Saldanha Marinho) e nem mesmo cogitamos em ir na frente do evento, evitando treta com os 77's. Para se ter uma ideia, com esses 5 reais da entrada era possível tomar meia dúzia de cervejas ali no Street e fazer a nossa própria "Festa Punk".
Esta foto deste show saiu na revista Intervalo, que era uma publicação que circulava nos colégios do entorno do centro da cidade como o antigo Cefet, UFPR... e uns colégios de playboys tipo Positivo e Bom Jesus...
No destaque ao centro se vê dois baixistas peculiares se apertando no meio do pogo... O André Surkamp, que nesta época tocava na banda dos nossos camaradas Criaturas de Morfeu e depois se mudou para Porto Alegre onde foi um dos fundadores da banda mod Bidê ou Balde. Ao seu lado, também olhando para a câmera está o Alisson Zorba, que tocava no Neo Canibalismo e um ano depois veio tocar conosco no LAI.
Sobre esse show Zorba conta que depois da apresentação dos Replicantes foram trocar umas ideias com o guitarrista Cláudio Heinz que inclusive, à insistentes pedidos, o presenteou com sua palheta, que foi usada algumas vezes no LAI, até quebrar.
André conta que anos depois, já morando na capital gaúcha e tocando com sua nova banda, fizeram um show com os Replicantes no interior do Rio Grande do Sul e na ocasião contou para o então vocalista Carlos Gerbase que estava nesse show... Gerbase comentou que eles tomaram um baita prejuízo, porque uma galera entrou de graça naquele empurra-empurra na porta de entrada do Syndicate, quando, segundo suas diretas e justas palavras, "aqueles idiotas dos carecas chegaram atirando e jogando garrafas".
Ouvimos falar dessa treta dos skinheads mesmo, era infelizmente muito comum esta gang de fachos inesperadamente aparecer em algum local e provocar esses distúrbios.
Deixo aqui no blog um curto relato de um show que nem mesmo fui, mas que acabou ficando lembrado como uma situação emblemática em Curitiba, que ainda ressoa nas lembranças daqueles que viveram aqueles dias.
Comentários
Postar um comentário
Se você tem ou conhece alguém que possa disponibilizar algo relacionado AO MOVIMENTO PUNK DE CURITIBA NOS ANOS 90, pense na possibilidade de contribuir.
Se tiver algo em seu acervo e quiser compartilhar, entre em contato no email impregnantes@gmail.com
Stay Rebel, Stay Punk!